
Sem vento.
Então nada levanta?
Só fumaça.
Pode ser mensageira. Sabe regulá-la?
Sei, mas ando com os pulmões meio saturados.
Então nada faça! "Pela não ação tudo pode ser feito," ensinava Lao-Tzé.
-
Acreditei nessa também. O resultado está aí. Estou aliviado.
Ah, então você está em Alfa!
Nada disso. Não só me roubaram a Alfa, como as vidas de meu filho, meu pai e alguns amigos; depois minha cadeira no trabalho, meus móveis, quadros, e a pequena herança legada. Em seguida o caminhão da mudança levou minha moradia, metade de minhas roupas, e junto meus documentos. Restam-me as lembranças de meu nome e das circunstâncias que me envolveram.
Sempre se encontra algo de bom em tudo. Servem lições, experiências. Além disso, quando não se tem mais nada a perder, com o quê se preocupar? Quantos não passam a vida dando tiro pra tudo que é lado, tentando defender seu patrimônio e tal... tudo bobagem. Nada se leva desta vida, a não ser a vida que se leva. Esta é velha, simplória, de pára-choque de caminhão, mas pode ser bem apropriada para teu conforto.
Pois é. Quando não se tem mais nada a perder, só resta mesmo a vida. Deste modo falta ela ir também.
Calma. Já passou o pior, isso é que quero dizer. Qualquer poço tem fim. Abaixo dele ninguém pode ir.
Pode sim. Ainda tem sete-palmos posteriores.
Cruzes, mas será que não existe nenhum outro pensamento? Olha vou lhe dizer uma coisa. Mesmo que você nada tenha feito, sua simples presença ocupa um espaço. Ele também é seu. Para isso lhe tirar, só lhe tirando a vida antes.
Mas que farei com meu espaço?
Sinais de fumaça foi uma sugestão. Mas se nada fizer, basta o coração palpitar para produzir as chamadas ondas gravitacionais. Elas são poderosas, condutos atômicos capazes de extraordinários efeitos. Não reparou ontem, quando estava mais tranqüilo, e elas assim puderam fluír? O que aconteceu? Acordou com flores, portanto com coisas. Não é verdade que você nada possui. Há minha atenção, e a dedicação da gentil pessoa que lhe mandou o sinal de afeto e confiança. Não é o suficiente para mudar um pouco a teimosia?
Não teimo, e nem temo. Só contemplo a calmaria. Geralmente prenuncia tempestade.
Arrume as velas. O vento será forte para fazer o barco andar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário